Com o objetivo de melhorar a eficiência do negócio, reduzir custos e se destacar no mercado, muitas empresas têm buscado a terceirização de parte de suas atividades. Essa estratégia é adotada principalmente nas áreas-meio, ou seja, aquelas que não fazem parte do core business da companhia. Entram nessa lista os departamentos contábil, financeiro, fiscal, sistemas de gestão e de recursos humanos.

Uma das melhores formas de buscar essa terceirização é por meio de uma solução BPO (Business Process Outsourcing), também conhecida como Terceirização de Processos de Negócios. Mas, apesar de todos os benefícios gerados por essa ferramenta, há quem tenha receio em aplicá-la no seu negócio. Os motivos são os mais variados: vão do medo de processos trabalhistas à insegurança com relação às informações confidenciais. Neste post, vamos desmistificar algumas dessas situações e mostrar que essa é, sim, uma solução muito vantajosa para empresas de todos os setores e tamanhos.

Solução BPO: saiba mais sobre as vantagens de adotar esse serviço

Ao delegar determinadas funções a uma empresa terceirizada, as organizações ganham de várias formas. Primeiro, elas conseguem dinamizar o trabalho de suas equipes, que estarão focadas na gestão do negócio e não mais em processos burocráticos. Depois, elas passam a contar com a ajuda de profissionais especializados naquele assunto, garantindo qualidade e eficiência ao serviço.

Quem investe em uma solução BPO não precisa mais, por exemplo, preocupar-se em analisar planilhas, conferir se os processos estão de acordo com as mudanças de legislação ou se tudo está indo bem com a folha de pagamento – tudo isso passa a fazer parte da entrega da solução BPO contratada. Tornar a vida dos gestores e dos funcionários da sua empresa mais fácil é justamente um dos objetivos desse serviço.

Com a automatização das atividades-meio, a sua empresa poderá focar no que realmente importa para o crescimento do negócio. Assim, em vez de perder tempo com tarefas operacionais, os colaboradores estarão focados na estratégia e ficarão livres para pensar em sugestões criativas para o aumento da receita ou para a redução dos gastos.

Além disso, você passa a contar não apenas com um sistema, mas com profissionais preparados para a gestão desses processos. A redução de custos é um importante fator a ser considerado, uma vez que não será preciso contratar pessoas para fazer essas atividades.

4 motivos para adotar uma solução BPO imediatamente

Agora que você sabe mais sobre como a sua empresa pode ganhar com uma solução BPO, vamos detalhar por que a sua companhia não precisa ter medo de adotar esse serviço:

1. Segurança jurídica

Uma dúvida muito comum das empresas na hora de terceirizar as suas operações é com relação aos processos trabalhistas aos quais ela poderá estar exposta. A pergunta mais frequente durante uma negociação desse tipo é: o profissional que atende minha companhia pode me processar mais tarde alegando vínculo empregatício?

A resposta é não. Uma empresa de terceirização de processos, pessoas e tecnologia funciona da mesma forma que uma companhia de transporte, de segurança ou de limpeza. Seus contratos oferecem segurança à contratante e respeitam a legislação vigente. Não há, portanto, qualquer possibilidade de acontecer uma situação de litígio ou processo trabalhista.

2. Seguro contra prejuízos

Outro questionamento muito comum, principalmente quando falamos em processos contábeis e fiscais, é sobre o risco de a empresa terceirizada cometer algum erro e causar prejuízo para a companhia contratante. Esse receio tem a ver, sobretudo, com o cálculo de imposto, onde qualquer informação equivocada pode resultar em multas ou outras punições.

Muitos gestores acreditam que, ao delegar atividades como essas para uma empresa terceirizada, perde-se o controle do processo – outro mito. Além de contar com profissionais altamente especializados naquela área, empresas como a Dressler possuem um seguro profissional para protegê-las contra possíveis prejuízos financeiros causados por erros em algum dos seus processos.

3. Confidencialidade de informações

O sigilo de informações é outra preocupação muito grande das empresas. Abrir as operações e processos para alguém de fora nem sempre é uma decisão fácil, pois existe um medo natural de que aquele profissional que está prestando o serviço, mais tarde, possa atender uma empresa concorrente e acabe por vazar dados considerados estratégicos.

Para evitar que esse tipo de situação aconteça, os contratos de prestação de serviços contemplam uma cláusula de confidencialidade com prazo indeterminado. Caso algo seja divulgado sem permissão, a empresa terceirizada estará sujeita às penalidades previstas em lei.

4. Mapeamento de riscos

Muitos gestores acreditam que os processos de suas organizações são muito complexos para serem terceirizados. Acham que outra empresa não vai conseguir dar conta do número de transações, que o sistema vai cair ou que não serão bem atendidos.

É preciso ressaltar, porém, que a política de formação de preços leva em conta aspectos como tamanho da empresa, número de operações, sazonalidade, etc. Antes do início de qualquer trabalho é realizado um mapeamento de riscos que, além de definir o valor a ser cobrado, servirá como base para o dimensionamento de servidores e softwares.

Como você pôde ver, o processo de terceirização não é nenhum bicho de sete cabeças, mas precisa ser feito por uma companhia séria, que tenha credibilidade e que seja reconhecida pelo mercado.

A Dressler conta com profissionais qualificados e processos e sistemas certificados com ISO 9001:2015 para fazer a gestão contábil, financeira, fiscal, administrativa e do departamento pessoal de seus clientes.

Caso deseje saber mais sobre cada tipo de solução BPO que oferecemos, basta entrar em contato conosco. Estamos à disposição para ajudar a sua empresa a crescer e tornar-se cada vez mais competitiva!

 

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