CENÁRIO INICIAL

Eólicas do Sul é o nome fantasia para o conjunto de três holdings que atuam no setor elétrico: Livramento Holding S.A., Santa Vitória do Palmar Holding S.A. e Chuí Holding S.A. Estas holdings foram constituídas para administrar três parques eólicos que tiveram as suas concessões conquistadas em leilões da Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) em 2009.

Através destes leilões, cada holding do grupo empresarial ganhou o direito de construir, implantar e comercializar energia elétrica gerada nos parques eólicos situados nas cidades gaúchas de Chuí, Livramento e Santa Vitória do Palmar.

Os projetos, que contemplaram, no total, 21 eólicas nas três cidades, começaram a ser construídos em 2010 e foram finalizados em 2012. Para que estes projetos fossem viabilizados, a Eólicas do Sul precisava de uma empresa parceira que pudesse auxiliar desde a constituição das SPE’s (Sociedades de Propósitos Específicos), necessárias para cada um dos parques eólicos, e seguisse prestando serviço para sociedades e para as três holdings do grupo.

Procurando recomendações de prestadores de serviços no mercado, a Eólicas do Sul recebeu ótimas referências da Dressler que, anteriormente, já havia prestado serviços para a Desenvix (hoje Statkraft Energias Renováveis) e que, na ocasião, também apoiava empresas investidas da Eletrosul (uma das acionistas da Eólicas do Sul).

Estas experiências positivas e mais as recomendações de pessoas que atuavam na área fizeram a Eólicas do Sul contratar a Dressler. Primeiramente, as equipes da Dressler trabalharam na etapa inicial do projeto, a de constituição das SPE’s. Nesta etapa, a Dressler cuidou da escrituração, da abertura dos livros contábeis e de toda a parte legal de constituição das 21 SPE’s. Na sequência, a Dressler foi contratada para fazer o outsourcing contábil, fiscal e tributário de todas as holdings e SPE’s do grupo.

COM OS SERVIÇOS DRESSLER

O trabalho desenvolvido pela Dressler deu segurança para a Eólicas do Sul desde a fase de constitição das SPE’s relacionadas com cada projeto de eólica e, depois, para toda a gestão da contabilidade societária, da parte fiscal, tributária, contábil e trabalhista de cada empresa do grupo.

Como os acionistas da Eólicas do Sul investiram nos projetos dos parques eólicos como um investimento financeiro, ou seja, com o objetivo de ganharem o leilão, construírem os projetos, colocarem eles em operação e vender as SPE’s no final, uma das preocupações dos investidores, especialmente de um fundo de private equity que fazia parte do grupo, era diminuir o passivo trabalhista que é gerado por projetos do setor elétrico.

A melhor forma para conseguir reduzir – e praticamente eliminar – o passivo trabalhista, fator que poderia diminuir o preço de venda para terceiros no final do período do investimento, foi contratar os serviços de outsourcing da Dressler.

Desta forma, todos os processos da Eólicas do Sul, exceto a parte de engenharia, financeira e de tesouraria, foram assumidos pela Dressler. Além de fazer a gestão contábil, fiscal, tributária e trabalhista, a Dressler também forneceu para as três holdings e as suas SPEs um sistema ERP próprio.

Contratando o ERP Dressler, a Eólicas do Sul economizou dinheiro ao não precisar investir em um ERP próprio, além de economizar em tempo e em conhecimentos porque o ERP fornecido pela Dressler já tinha toda a configuração necessária para um grupo que atua no setor elétrico.

Benefícios

999 Redução do passivo trabalhista, fator que poderia prejudicar a venda dos passivos após o período de investimento projetado pelos sócios acionistas

999 ERP próprio fornecido pela Dressler customizado para o setor elétrico, atendendo a todas as exigências e necessidades de empresas e projetos da área

999 Experiência e especialização em contabilidade regulatória, o que dá segurança para os investidores de que tudo será feito conforme as exigências da Aneel

Clientes Dressler vão mais longe

“Sempre pudemos contar com os sócios da Dressler, a Maria Inês e o Walter Maia, como consultores para os mais diversos assuntos contábeis, tributários e fiscais. Quando nos chegava um assunto espinhoso e tínhamos que tomar uma decisão, não precisávamos ir para o mercado para contratar um consultor que teria que se familiarizar com o nosso negócio primeiro para depois opinar sobre o assunto.

 

A Dressler se diferencia do mercado pelo conhecimento técnico e pela experiência em assuntos contábeis com especialização no setor elétrico. Eles atenderam totalmente as nossas expectativas, cumprindo com total conforto todas as tarefas atribuídas à eles, dando todos os auxílios que sempre precisamos. Se tem algo que rodou perfeito, sem surpresas ou sobressaltos, foi a parte da contabilidade, tributária, fiscal, trabalhista e dos sistemas da Dressler que deram suporte para fazermos as nossas tarefas. Tudo que a Dressler fez foi com alto nível de profissionalismo e com excelência.”

Fabio Maimone Gonçalves, Diretor Administrativo Financeiro da Eólicas do Sul durante o período de parceria com a Dressler

“Nós tínhamos que consolidar as informações das SPEs e, para agilizar esse processo, reunimos todos os contadores para conhecê-los pessoalmente e para mostrarmos a importância que era termos as informações em tempo hábil para cumprirmos os cronogramas. A Maria Inês Dressler era uma das contadoras.

 

Me chamou a atenção, naquele momento, o comprometimento da Dressler com os prazos previamente estabelecidos. A seriedade com que a empresa trabalha as informações contábeis, tributárias, trabalhistas, etc. me motivou a contratá-los quando começamos com a Itaguaçu da Bahia Energias Renováveis S/A.

 

A Dressler trouxe um sistema integrado ERP e contratou profissionais para trabalharem conosco no Rio de Janeiro, sede da nossa empresa. Ocorreram algumas discussões, sempre visando aprimorarmos o sistema naquilo que achávamos que ele estava equivocado, tendo por finalidade melhorarmos cada vez mais o sistema e, com isso, tornarmos os nossos controles mais eficazes. Esta era a grande meta de todos os envolvidos, e tenho certeza que, juntos, estamos conseguindo isso.

 

A experiência com a Dressler têm sido excelente. O compromisso que eles têm em estarem sempre prontos para aprimorar os seus controles para conseguirem, dessa forma, melhorarem cada vez mais, é o ponto mais positivo. Eu indicaria a Dressler para outra empresa sem dúvida alguma pois, tenho certeza, que eles não decepcionarão”.

José Luiz Oliveira de Aguiar, Diretor Administrativo-Financeiro da Itaguaçu da Bahia Energias Renováveis S/A

“Conheci a Dressler em 2010, quando assumi como diretor financeiro da Artemis e da Uirapuru. Eles já faziam a contabilidade da Uirapuru, porque tinham sido indicados pelo então sócio majoritário, a espanhola Cymi Holding. Com a minha chegada, renovamos o contrato com a Dressler, que ampliou os serviços. A minha experiência com a Dressler sempre foi ótima. Eles oferecem serviços contábeis e financeiros completos, além de toda a parte fiscal e trabalhista, o que facilita muito a operação do dia a dia e permite que a empresa contratante fique focada no seu “core business”, que, no nosso caso, é a transmissão de energia.

 

O serviço integral oferecido pela Dressler facilitava muito o nosso trabalho. Além disso, eles incorporaram outros serviços, como quando, em 2011 e 2012, a Aneel mudou o plano de contas do sistema elétrico em geral. Junto com a Eletrosul, a Dressler desenvolveu aplicativos, sistemas e planilhas para acompanhar essas mudanças. Esse foi um trabalho bem legal que eles fizeram e que era adicional aos serviços que eles vinham prestando. Eles foram pioneiros nessa adequação do novo plano contábil financeiro da Aneel.

 

Depois, a Siemens, que iria implantar um projeto em Florianópolis, pediu recomendação de uma empresa de contabilidade e eu indiquei a Dressler por causa da eficiência e da eficácia dos serviços que eles prestam. Entre os diferenciais da Dressler, eu destaco a prestação de serviço integral, o time muito bom e capacitado para atender a todas as áreas de uma SPE.

 

Tem empresas que fazem contabilidade ou parte tributária, mas a Dressler faz tudo e ainda tem um software que eles desenvolveram e que integra e facilita o acesso às informações da contabilidade, da área fiscal, declarações trabalhistas, folha de pagamento e tudo o mais. A Dressler também participam das mudanças do setor elétrico, porque a empresa está sempre participando dos congressos e dos eventos do setor. O fato deles participarem desses processos facilita muito. Além disso, eles são sempre pontuais e alertam quando existe alguma mudança na área fiscal, o que dá segurança para o negócio”.

Juan Carlos Neto, Diretor Financeiro da Artemis Transmissora de Energia e da Uirapuru Transmissora de Energia

“No início da Espressione D’Arte Eventos e Projetos Culturais Ltda, como eu tinha sócios estrangeiros e a legislação brasileira é muito dura com esse perfil, pude contar com a assistência maravilhosa da Dressler em todos os aspectos, desde a obtenção do visto de trabalho do meu sócio e até a constituição legal da empresa. Sempre fui muito bem assistida pela Dressler, tanto que passei para eles toda a administração da parte contábil, fiscal e jurídica da minha imobiliária, a Imóveis 2B.

 

A experiência que eu tive com eles na primeira empresa foi muito boa. Eles me ajudaram demais, assim como a meu sócio italiano. Entre os diferenciais da Dressler, destaco a personalização do atendimento, o conhecimento que eles tem em todas as áreas e o fato de que eles são muito solícitos em relação à qualquer demanda que a gente tenha. Eu sempre fui atendida com prontidão e rapidamente. A Dressler tem um pessoal muito preparado e presta um serviço muito mais criterioso do que outras empresas da área. Eles são mais exigentes na parte contábil e jurídica, protegendo mais a empresa do cliente.

 

Outra empresa de contabilidade com que eu trabalhei, perdeu data de pagamento de uma folha, algo impossível de acontecer na Dressler. Sou uma cliente muito satisfeita. Indico a Dressler para qualquer empresa porque todos os departamentos deles são bastante proativos. A Dressler é uma empresa que trabalha muito para o cliente, que busca ajudar você no teu negócio. Isso faz muita diferença. Eles atendem grandes empresas de energia e eu sou uma empresa pequena, mas não sinto diferença nenhuma no atendimento”.

Claudia Bermond Valls, Sócia-proprietária da Espressione D’Arte Eventos e Projetos Culturais Ltda. e da Imóveis 2B

Encontramos uma empresa maior, mais preparada técnica e tecnologicamente, que customizou um sistema para que pudéssemos ter toda a documentação integrada. Toda transição tem complicadores, mas essa foi conduzida com excelência, envolvendo o software da própria Dressler e o nosso sistema.

 

Nosso público interno é formado por profissionais especializados, com habilidades e competências específicas desenvolvidas dentro da empresa. Precisamos ter um setor de RH que reflita sobre todas as ações, que ouça as pessoas e esteja atento para orientação e treinamento. Garantindo eficiência e consultoria naquilo que a empresa precisa cumprir por dever, conseguimos fazer algo único”.

Andreia Girardini, Human Resources Head da HostGator América Latina

“Eu trabalhei por 20 anos na CBA, na Votorantim Metais e na Votorantim Energia e, por um bom período deste tempo, acompanhei a atuação da Dressler como prestadora de serviços. O trabalho da Maria Inês Dressler nessa parte contábil sempre foi muito legal. Logo no início, nos chamou a atenção o conhecimento técnico sui generis da Dressler na área de energia elétrica. Poucos tinham, no mercado, a experiência que eles tinham.
Também se destacavam muito a responsabilidade e a forma séria com que a Dressler conduzia o trabalho, sem nunca se desvincular da estratégia das empresas. Porque não adianta ter um profissional só competente se ele não entende a estratégia da tua empresa. A Dressler sempre conseguiu entender as nossas necessidades e nos atender.

Um exemplo disso é que as empresas do grupo fechavam os resultados no terceiro dia útil de cada mês e a Dressler teve a sensibilidade de conseguir atender todos os prazos. Algo que um contador normal não conseguiria. E a Dressler atendia com qualidade e perfeição.
Naquele momento, também tínhamos uma série de discussões contábeis e jurídicas que impactavam muito na contabilização do negócio do setor elétrico, e foi interessante como a Maria Inês Dressler foi um dos atores desta discussão. Ela tomou a frente disso e deu todo o suporte que nós precisávamos, sendo proativa e discutindo de igual para igual com todos.

A Dressler também se destacava por ter um sistema de trabalho informatizado que estava um pouco a frente de outras prestadoras de serviços. Sem contar que a Dressler sempre foi uma empresa muito amiga, muito próxima de seus clientes. Com isso, sempre tivemos muita facilidade para ver as nossas demandas sendo atendidas. Sabíamos que tínhamos na Dressler uma empresa parceira preocupada com os nossos resultados e que sempre estava procurando soluções que ajudassem no êxito do negócio. Depois que saí do Grupo Votorantim mantive contato muito próximo com eles e sempre indico a Dressler para diversos clientes. A proatividade deles é um diferencial. Eles sempre surpreendem.”

Leonardo Guerra Lourenço Gomes, gerente de controladoria da Votorantim Energia e gerente de controladoria da Votorantim Metais

“Eu não conhecia nada da área empresarial quando dei o meu primeiro salto em relação a uma atividade empresarial com a Boeing Nogueira Consultoria. Então eu precisava de alguém que pudesse não só fazer a parte automática de uma contabilidade, mas que pudesse prover a inteligência tributária e contábil para que eu tivesse um negócio de sucesso. Essa foi a principal expertise da Dressler.
Quando eu fui empreender na área de comércio, procurei a Dressler para que eles me ajudassem com toda a inteligência de como montar essa empresa. Eles me orientaram com muita eficiência. No final, essa empresa foi vendida para outra distribuidora porque ela ficou grande demais para as nossas pernas.

E a Dressler nos auxiliou em tudo, inclusive nas mudanças contratuais para a entrada do investidor. Também fizeram um trabalho muito forte na questão tributária, nos auxiliando a entender nuances das substituições tributárias e do ICMS muito complexo que temos no País. A orientação tributária da Dressler foi fundamental para a organização contábil e para o crescimento da empresa. A Dressler sempre superou as minhas expectativas. A sensação que eu sempre tive é que a Dressler se importa com os nossos negócios, estando sempre um passo a frente para dar orientações e alertas, apontando o que pode ou não acontecer. Eles fornecem um serviço ativo e não passivo, o que não existe no mercado. Até hoje eu tenho eles como os meus conselheiros em qualquer questão que envolva a área deles.”

Carlos Eduardo Corrêa Nogueira, sócio-proprietário da Boeing Nogueira Consultoria e da Abflug Importação, Exportação e Comércio de Bebidas

FALE COM UM CONSULTOR