Os sistema ERP, criados para dar apoio para a gestão empresarial, são utilizados cada vez mais por empresas de todos os portes como ferramentas para impulsionar os negócios. Existem muitos sistemas com este perfil no mercado, mas você conhece o ERP Dressler e o seus diferenciais?

É sobre esse assunto que vamos falar neste texto. Não importa se você já teve ou não experiência com um sistema ERP. Você deve saber que o grande diferencial de um sistema como este é como ele foi configurado e como ele opera no dia a dia. O ERP Dressler foi configurado para atender as principais demandas dos clientes nas áreas-meio.

Qual é a configuração do ERP Dressler e como ele apóia a gestão empresarial?

O ERP Dressler utiliza a base do sistema criado pela Senior Sistemas, referência nacional em tecnologias para gestão empresarial. Sobre esta base, a nossa empresa, com mais de 20 anos de experiência no mercado, desenvolveu uma série de módulos com as melhores práticas do mercado.

A partir da configuração básica da Senior, a Dressler desenvolveu a customização do sistema criando um ERP próprio com as configurações que plasmam as melhores práticas do mercado e é operado em formato SaaS (Software como Serviço) para o cliente Dressler. É como se a Dressler tivesse customizado um veículo a partir de um chassi e o transformado em um carro de luxo.

A empresa que contrata os serviços da Dressler para melhorar a sua gestão empresarial, assim, recebe um ERP preparado para a operação eficiente das áreas contábil, financeira, de orçamento, de compras, fiscal e de departamento pessoal. Cada uma destas áreas funciona em um módulo do ERP Dressler que, por sua vez, tem uma relação de processos integrados e customizáveis segundo as necessidades de cada cliente.

Todos os módulos do ERP Dressler estão configurados com as melhores práticas e prontos para operar. O módulo de contabilidade, por exemplo, já prevê os processos de entrada de dados, de emissão de relatórios, de criação de contas contábeis e de emissão de balancetes.

Um cliente que contrata a Dressler, por exemplo, já recebe o ERP com alguns planos de contas que são funcionais e que se adequam para qualquer tipo de empresa da área de serviços, de tecnologia ou do setor elétrico. Isso acontece com os processos de todos os módulos do sistema. Mas o cliente pode desejar uma configuração diferente para um determinado processo, e isso é feito pela Dressler com muita eficiência.

Este é um dos diferenciais do serviço oferecido pela Dressler. Porque além da prestação do serviço e de operar o sistema para o cliente, a Dressler também entrega alguns processos para o próprio cliente executar, dando treinamento para as pessoas envolvidas e suporte para o contratante. Outro diferencial é que temos desenvolvedores especializados no Sistema Senior que podem configurar o ERP para atender as necessidades de cada cliente. Vamos falar um pouco mais sobre cada um destes diferenciais.

A importância de ter processos com as melhores práticas do mercado

Normalmente, quando uma empresa contrata os serviços da Dressler para melhorar a sua gestão empresarial, ela já tem em seu histórico uma boa experiência do mercado. Então, para alguns processos, como o de compras e de suprimentos, nada melhor do que a própria empresa fazer a gestão de seus fornecedores, não é mesmo?

Esta é uma parte crítica dos negócios que a Dressler costuma entregar a gestão e execução para as pessoas qualificadas do próprio cliente. Nestes casos, em que ninguém melhor que o cliente para conhecer o seu mercado de atuação, os fornecedores confiáveis e aqueles que “atravessam o mercado”, a Dressler atua fornecendo a tecnologia e o treinamento, mas a execução das tarefas fica mesmo com os clientes.

Isso é importante porque o cliente da Dressler sabe que poderá ter todo o apoio e o suporte para desempenhar as tarefas estratégicas da sua empresa com segurança de dados, eficiência e sabendo que está seguindo as melhores práticas do mercado.

Ele também terá a segurança de que estará cumprindo todas as etapas do processo de compra e de suprimentos porque o ERP Dressler já vem configurado com os processos de solicitação de compra, cotação, emissão da ordem de compra, aprovação multinível e pagamento do fornecedor – esta última etapa prevê, inclusive, a integração direta com os bancos, evitando erros e vulnerabilidades com o uso de home banking.

Ainda que a gestão da área de compras e de suprimento fique com o cliente da Dressler, o restante do processo ocorre de forma integrada e sob a gestão da Dressler. No caso do exemplo anterior, de uma compra feita pelo cliente, após finalizado o processo, a área de contabilidade com gestão Dressler recebe a nota fiscal automaticamente e processa esta operação, fazendo o lançamento no balanço da companhia.

Um diferencial do ERP Dressler, neste sentido, é o treinamento para que os clientes que executam alguns processos sigam as melhores práticas do mercado, melhorando o compliance de suas companhias. Ainda nos referindo ao exemplo anterior, as melhores práticas no caso da área de compras abrangem a forma com que um fornecedor é contratado, a maneira com que ele é cadastrado no sistema e como ele recebe o pagamento pelo serviço ou produto fornecido.

Em alguns casos, por exemplo, o fornecedor deverá apresentar certidões negativas para prestar um serviço. Faz parte do treinamento da Dressler mostrar para o cliente a importância de seguir as boas práticas do mercado e como elas trazem segurança para o negócio da companhia – evitando riscos com processos de corresponsabilidade em ações trabalhistas, entre outros.

No caso específico do setor elétrico, em que é aplicado o REIDI (Regime Especial de Incentivos para o Desenvolvimento da Infraestrutura), que prevê uma tributação específica de PIS e Cofins com regras estabelecidas pela Receita Federal, a emissão de notas com códigos e números específicos já está toda prevista no ERP Dressler, o que dá segurança e tranquilidade para os operadores que atuam neste setor.

Esse tipo de diferencial evita, por exemplo, que a empresa que atua no Setor Elétrico tenha que cancelar a nota de um fornecedor porque ela apresenta alguma informação incorreta, um problema que afeta a gestão empresarial.

A importância de ter integrações e adaptações feitas diretamente no sistema ERP

Um outro diferencial importante da Dressler é que a empresa mantém no seu quadro de funcionários técnicos e analistas de sistemas especialistas no sistema Senior. Desta forma, a Dressler consegue fazer integrações, adaptações ao negócio do cliente e automações de processos diretamente no ERP Dressler, sem ter que tornar o sistema pesado com a agregação de outros softwares e sem usar APIs (Interfaces de Programação de Aplicativos).

Desta forma, a equipe da Dressler consegue adaptar uma área do ERP para que ela passe a executar um processo específico da empresa do cliente. Um exemplo disso foi o processo de faturamento para transmissoras ou geradoras do setor elétrico criado pela Dressler a partir da necessidade dos clientes que atuam neste segmento.

O ERP Dressler, hoje, está preparado para executar o faturamento das transmissoras e das geradoras do setor elétrico de forma automatizada. Desta forma, o sistema da Dressler faz a leitura das informações fornecidas diretamente pelo ONS (Operador Nacional do Sistema Elétrico) e, a partir destes dados, gera o faturamento e toda a parte financeira do cliente. E o melhor: tudo isso integrado com as outras áreas do sistema ERP, como contas a pagar e a receita da operação.

Uma das vantagens em ter uma equipe disponível para fazer adaptações dentro do sistema ERP sem o uso de APIs ou de outros softwares é que, com isso, a sua empresa terá mais segurança de dados e menos vulnerabilidade no sistema, aumentando a segurança da gestão empresarial do negócio.

Outra vantagem é que a sua empresa poderá fazer ajustes no ERP sem ter que contratar consultores do fabricante do software ou empresas de consultoria de software externas. Desta forma, a sua empresa economiza com gastos extras, que normalmente não são baixos, e ainda tem a segurança de que os dados estratégicos que serão utilizados nas adaptações do sistema ERP ficarão restritos ao uso da equipe da Dressler – as configurações e customizações ficam exclusivas também com a sua empresa.

Como a sua empresa aumenta a eficiência e reduz custos com o ERP Dressler

Alguns ganhos de eficiência e pontos de redução de custos já foram apontados anteriormente neste texto. Mas sempre vale lembrar que ao terceirizar processos de negócios, uma empresa ganha naturalmente eficiência e redução de custos porque deixa de investir em pessoal qualificado próprio e em sistemas que passam a ser fornecidos pela Dressler.

O ERP Dressler, que prevê as melhores práticas do mercado em diferentes áreas e que integra processos, naturalmente traz aumento de eficiência e redução de custos porque torna a gestão destes processos melhor executada.

Não é mais necessário, por exemplo, dar entrada em uma mesma informação em diferentes áreas ou gastar tempo – e tornar o processo suscetível a erros – fazendo o pagamento manual em home banking de contas a pagar.

Quando a sua empresa automatiza processos que eram feitos, antes, de forma manual, isso significa redução de custos e aumento de eficiência. Desta forma, a sua empresa pode fazer os mesmos processos que eram feitos antes mas com menos pessoas ou com estas pessoas dedicando mais tempo para planejamento e para questões estratégicas do que para executar tarefas muitas vezes repetitivas e que podem ser automatizadas.

A integração dos módulos do ERP Dressler entre si e com outros sistemas traz ganho para todos os perfis de empresas, mas especialmente para a gestão empresarial de negócios que operam com sistemas de produção. Isso acontece porque o módulo de manufatura do ERP Dressler trabalha com as informações de produção fornecidas por cada máquina e integra isso com a contabilidade dos custos industriais e com a contabilidade societária.

Assim, a empresa que produz tem em um ambiente único a geração de valor e o cálculo do custo de cada produto. Esse pode ser um importante diferencial diante de auditorias internacionais que avaliam as empresas conforme a segurança de seus processos – e a integração que comentamos é considerada uma das melhores práticas de operação do mercado.

Além de adotar uma das melhores práticas do mercado, com a integração das informações da produção diretamente com a contabilidade geral da empresa, as operações relacionadas à gestão empresarial passam a ter uma redução grande de falhas provocadas por erros humanos. Algo que não é muito incomum quando o registro das informações é feito por pessoas e não de forma automatizada.

Desta forma, fica muito mais fácil para a empresa identificar quebras e/ou perdas de produção, aumentos de custos resultados destes problemas, baixas de estoque irregulares, entre outros problemas que podem resultar da operação de manufatura que não tem informações registradas e interligadas em diferentes áreas em tempo real.

 

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