Um número significativo de empresas, não importa o setor em que elas atuam ou o porte que elas têm, gasta muitos recursos com atividades-meio. Esse é o caso das empresas que mantêm diversos funcionários em atividades de controladoria, contabilidade, gestão fiscal e financeira, sem que esse seja o propósito da empresa. Mas você sabia que a gestão empresarial dessas empresas pode ser otimizada com um serviço de BPO?

Antes de falarmos sobre isso, talvez seja interessante darmos um passo atrás. Você sabe, na prática, o que significa BPO? Talvez você já tenha ouvido falar da sigla, que significa Business Process Outsourcing ou, traduzindo, Terceirização de Processos de Negócios. Neste texto, vamos falar sobre como o BPO ocorre na prática.

Como uma solução BPO ajuda a otimizar a gestão empresarial

Todas as empresas precisam de pessoas capacitadas e sempre atualizadas sobre as mudanças das regras e da legislação para fazer toda a parte contábil, financeira e fiscal funcionar com eficiência.

Se a empresa for de micro ou pequeno porte, normalmente esse trabalho é feito por um contador – muitas vezes terceirizado. Esse profissional, com muita frequência, atende diversas empresas e nem sempre consegue o melhor resultado possível para o seu negócio, uma vez que está sozinho no processo.

Se a empresa tem médio ou grande porte, esse trabalho de gestão contábil, financeira e fiscal muitas vezes é feito por uma equipe interna. Nessas empresas, não é raro encontrarmos um contador, um assistente contábil, um gestor financeiro de contas a pagar, um gestor financeiro que cuide da tesouraria, um gestor da área fiscal e uma pessoa que cuide do Departamento de Pessoal.

Ou seja, sem muita dificuldade, uma empresa que não tem como foco essas áreas precisa manter uma equipe de seis pessoas, em média, para cuidar da contabilidade e das áreas financeira, fiscal e de Departamento Pessoal.

Além disso, para que tudo funcione da forma adequada, a empresa precisa investir em sistemas e na manutenção desses sistemas, em ferramentas de trabalho para a equipe e em cursos de qualificação. Todos esses são gastos adicionais e constantes.

Ainda que a sua empresa invista em qualificações constantes e que a sua equipe seja dedicada, os resultados apresentados não serão os mesmos que os apresentados por uma solução BPO.

Mas por que é assim? Com o BPO, a sua empresa confia uma parte do processo da gestão empresarial para uma outra empresa que tenha expertise e conhecimento para gerenciar esse processo de forma muito mais efetiva e eficiente.

Dessa forma, o empresário deixa de ser um administrador de várias pessoas que trabalham com esse foco de forma interna para ser o administrador de um contrato com uma empresa prestadora desse serviço.

As vantagens para a gestão empresarial na utilização do BPO

Entre outras vantagens, a sua empresa deixará de ter dor de cabeça com diversas situações que podem ocorrer com a administração de uma equipe interna e passará a ter o mesmo processo executado de forma ininterrupta e com qualidade por uma empresa especializada nesse trabalho.

Outro aspecto relevante atualmente, é que uma solução de BPO não pode vir desacompanhada de uma solução de tecnologia de gestão. Impossível controlar uma empresa somente com planilhas eletrônicas.

Uma solução ERP fornecida em forma de serviço deve complementar o pacote BPO para que os processos tenham um ganho operacional e de escala. Implementar um software de gestão tem um custo elevado e um tempo de customização longo. Assim soluções BPO acompanhadas de sistemas podem otimizar muito esta decisão pelo outsourcing.

As vantagens de uma solução BPO transpassam todos os momentos da gestão contábil, financeira e fiscal de uma companhia. A sua empresa deixa, por exemplo, de se preocupar constantemente em contratar e manter pessoas qualificadas para fazer esse trabalho. No lugar disso, a preocupação da sua companhia será com o cumprimento do contrato de BPO.

De acordo com esse contrato, a empresa que oferece esse serviço tem a obrigação de ter o conhecimento, a experiência, as pessoas e os sistemas necessários para executar as tarefas de gestão que a sua empresa necessita.

Dessa forma, o gestor da empresa contratante não vai precisar se preocupar com vários assuntos de gestão empresarial ao mesmo tempo, porque ele terá a segurança de que toda a administração fiscal, contábil e financeira da empresa estará sendo feita por uma empresa especializada e com expertise no assunto.

A otimização da gestão empresarial surge dessa nova realidade. Como o gestor não terá que se preocupar mais com essas atividades-meio do negócio, ele poderá dedicar todo o seu tempo e recursos para maximizar os resultados da empresa. Ao mesmo tempo, esse gestor vai apenas administrar um contrato com a prestadora de serviço de BPO, que garantirá qualidade e eficiência na gestão contábil, fiscal e financeira do negócio.

Uma outra vantagem em optar pelo serviço BPO de uma empresa como a Dressler, por exemplo, é que todos os processos para a gestão de pessoas e sistemas necessários para a gestão contábil, financeira e fiscal da sua empresa já estão certificados. Isso traz segurança e tranquilidade e otimiza a gestão empresarial de uma companhia.

 

cta_blog_esocial

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *