As empresas que tem como foco de negócio a área de TI estão acostumadas a crescer rápido. Nos últimos anos, no Brasil, se multiplicaram as chamadas startups, empresas iniciantes na área de tecnologia e com grande potencial de crescimento rápido. Mas conforme estas empresas crescem, um grande desafio e uma “dor de cabeça” constante é a gestão de pessoas.

Mas por que isso acontece? Afinal, por que a gestão de pessoas é um desafio tão grande para as empresas de TI? Sim, é verdade que este é um desafio para empresas de todos os setores e áreas, mas para as empresas de TI a gestão de pessoas parece apresentar um desafio ainda maior. Neste texto vamos comentar sobre este assunto e mostrar como algumas soluções do mercado podem ajudar uma empresa de TI a superar este desafio.

Os fatores que complicam a gestão de pessoas em uma empresa de TI

As empresas de TI estão acostumadas a crescer rápido e, com este crescimento, demandar muitas pessoas para o atendimento dos clientes, para o suporte técnico e para vender os seus produtos ou serviços.

Todos estes profissionais têm que apresentar conhecimentos específicos e qualificação. Apesar disso, ninguém escapa de passar por qualificações internas e por cursos que preparam estes talentos para trabalhar com as especificidades de cada empresa que atua no setor de TI.

O problema começa quando as empresas de TI querem fazer toda a gestão de pessoas internamente. Desta forma, a equipe responsável pelo RH acaba dedicando muito tempo para os processos de contratação, seleção de pessoas, qualificação, e tudo o mais que abrange a burocracia desta área.

Com tantas atividades tendo que ser feitas por uma equipe interna de RH, sobra pouco tempo para a empresa de TI adotar estratégias para fazer o que é mais importante para ela neste mercado altamente competitivo: reter talentos. O resultado disso é um alto índice de rotatividade nas empresas e a dificuldade de preencher todas as vagas abertas – tanto as novas quanto as que foram deixadas por quem saiu da empresa.

Esta alta rotatividade prejudica a qualidade do serviço entregue pela empresa de TI e também afeta a imagem desta empresa no mercado. Afinal, normalmente uma empresa com uma alta rotatividade, independente da área de atuação dela, passa a imagem de que não tem uma política adequada de valorização de seus funcionários.

Desta forma, depois de investir três, quatro e até seis meses na formação e/ou capacitação dos novos profissionais, a empresa de TI vê este capital investido evaporar com a saída deste funcionário da companhia. E isso muitas vezes acontece porque a empresa não tem uma política de cargos e salários e uma estratégia de retenção de talentos e treinamento bem estruturada. Ou seja, tem problemas na gestão de pessoas.

Mas como fazer isso em uma empresa de TI se as pessoas que cuidam do RH estão muito ocupadas em processos de administração da folha de pagamento, com a legislação trabalhista, na adequação de sistemas de geração de folha de pagamento, na elaboração de processos de contratação, demissões e férias? Assim como na conferência de cálculos, atestados, exames médicos, entre outros processos do departamento de pessoal? Estas são perguntas que nos levam à conclusão que a terceirização da folha de pagamento seria a melhor opção.

Hoje existem pelo menos três soluções que podem ajudar muito uma empresa de TI a crescer de forma segura e sem tantas dores de cabeça por causa da rotatividade de talentos. A Dressler, empresa especializada em oferecer soluções de apoio para empresas nas áreas contábil, fiscal, financeira, administrativa e de gestão de pessoal, oferece as soluções BPO full service, BPO folha de pagamento e Outsourcing de folha de pagamento.

Como as soluções da Dressler facilitam a gestão de pessoas de uma empresa

A Dressler acredita e defende que as empresas de TI não deveriam se preocupar em gerar folha de pagamento e em cuidar de todas as demandas exigidas pela legislação trabalhista. Tudo isso pode ser administrado por uma empresa como a Dressler, especializada neste e em outros serviços que apóiam as empresas em seus negócios.

Tanto o BPO full service quanto o BPO folha de pagamento e o Outsourcing de folha de pagamento tiram da equipe de RH de uma empresa de TI as horas gastas com a administração da folha de pagamento.

A diferença entre estes serviços é que com o BPO full service a sua empresa também terá a a gestão contábil, fiscal, financeira e administrativa terceirizada com a Dressler. Com o BPO de folha de pagamento, a sua empresa terá não apenas o controle da folha terceirizado, mas também a gestão de benefícios e de ponto eletrônico feito pela Dressler.

Independente do serviço oferecido pela Dressler que a sua empresa poderá adotar, todas as opções citadas trazem economia de recursos e aumento de eficiência na administração das pessoas para uma empresa de TI. Sem contar que ao terceirizar com a Dressler a gestão da folha de pagamento e toda a burocracia envolvendo o Departamento Pessoal, a sua equipe de RH poderá realmente focar em políticas de retenção de talentos.

Desenvolvendo um plano de cargos e salários adequado, políticas de incentivo atreladas a resultados e trabalhando com os sistemas da Dressler que integram informações de todos os colaboradores com os seus planos de treinamento e desenvolvimento, ficará muito mais fácil para uma empresa de TI crescer de forma sustentável.

Além disso, o empreendedor, os sócios e/ou acionistas da empresa terão a certeza que os recursos da companhia estão sendo bem investidos no que realmente faz diferença para estas companhias: o capital humano.

Entre os diferenciais do sistema utilizado pela Dressler estão a disponibilização para o RH da empresa de TI de todos os controles de treinamento e benefícios dos colaboradores integrados. Desta forma, fica muito mais fácil ter um panorama e uma radiografia de cada funcionário, identificando, por exemplo, se determinado colaborador precisa fazer um treinamento específico ou se ele já está apto para assumir novas funções e ser promovido.

Com este banco de dados fornecido para a empresa pela Dressler, a equipe de RH conseguirá fazer a gestão dos treinamentos internos, externos e qualificações fora do país, se for o caso, com muito mais facilidade. As informações das avaliações de desempenho individual também são integradas nestes sistema, tornando muito mais simples e eficientes as estratégias de desenvolvimento profissional dos colaboradores da empresa.

As soluções da Dressler também trazem segurança para uma empresa de TI na medida em que a empresa têm a segurança que todas as obrigações que envolvem o cálculo e o pagamento da folha e o cumprimento da legislação trabalhista, estarão sendo feitos com precisão e qualidade certificada pelo ISO 9001:2015 – o mais recente do mercado.

O sigilo das informações envolvendo a folha de pagamento dos funcionários também é garantido porque o sistema da Dressler pode ser interligado diretamente com o banco e apenas as pessoas responsáveis por autorizar o pagamento sabem o quanto será desembolsado. Este sigilo de informações é algo fundamental para o compliance de qualquer empresa e poderá fazer uma grande diferença se a empresa de TI pretende ser investida.

Outra vantagem em utilizar o BPO folha de pagamento ou o BPO full service da Dressler é que a solução implantada facilita a gestão das horas trabalhadas pelas equipes da empresa de TI. A Dressler pode tanto implantar um relógio ponto eletrônico na empresa que tem funcionários trabalhando in loco quanto fazer o controle das horas trabalhadas de quem atua em home office através do acesso destes colaboradores ao sistema de ponto remoto. Mais controle e praticidade para a sua empresa, consoante com as novas normas da Reforma Trabalhista aprovada pelo Governo Federal. Com a Dressler, sua empresa também estará preparada para a aplicação e execução do eSocial.

Este tipo de controle traz segurança para o negócio, inclusive minimizando ou evitando possíveis ações trabalhistas envolvendo o questionamento dos colaboradores sobre o pagamento de horas extras. Com o apoio de uma das soluções da Dressler, uma empresa de TI pode ter uma área de Recursos Humanos organizada, moderna e integrada.

Ficou interesado(a) em uma das nossas soluções? Convidamos você a conhecer mais sobre o BPO full service, o BPO folha de pagamento e o Outsourcing folha de pagamento nas páginas específicas destas soluções. E se você tiver alguma dúvida sobre estes serviços ou quiser nos procurar para fazer um orçamento, entre em contato conosco aqui mesmo pelo nosso site.

 

cta_blog_esocial

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *